Minha viagem a Cuba- introdução

Não tinha a inteção de  escrever muitas coisas até porque quem me conhece sabe que gosto é de falar, ainda mais quando é para contar histórias, coisas que vi, ouvi e observei, mas o pessoal da excursão está cobrando.

Bem, não vai dar pra contar tudo hoje, vou contando aos pouquinhos, e irei colocando umas fotos que tirei , para ilustrar e todos poderem ver sobre o que estou falando.

Começando:

Resolvi  ir conhecer Cuba e comemorar os 50 anos do triunfo da revolução de 1959.  Tenho que confessar que sempre achei que ir a Cuba fosse um sonho muito distante , por isto talvez poucos tenham ouvido eu expressar este desejo, mas convivo com um professor cubano, meu mestre prof. Cubero (obs: não é desertor, vai todos os anos lá para não perder a cidadania cubana) , e ao ouví-lo falar quase diariamente de sua terra e dos esforços para manter as conquistas revolucionárias esta vontade foi tomando forma ( e claro 6 cheques pré-datados rs rs rs).

Fui com meu marido Carlos e meu filho João , que completou 13 anos lá.

Foi uma excursão com caráter histórico e político, logo , a programação acabou atraindo quase em sua totalidade militantes de esquerda de vários partidos e tendências ( só isto já daria muitas páginas para contar, coisas engraçadas,polêmicas, assembléias  no ônibus, questões de ordem, votações para tudo, centralismo democrático, enfim, o dia a dia de todos, rs rs rs). O grupo era diferente entre si mas com pessoas simpáticas , alegres e bem humoradas, sem dúvida um grupo impar.

Do meu partido, PCdoB éramos 5 camaradas do Rio:  Eu(Cebrapaz), Heloísa(méier),Carlão(bancário),Dilcéia (mov.sociais) e Sônia Latgé(CTB), mas já conhecíamos , nem que fosse de vista,vários companheiros dos outros partidos e rápido todos se enturmaram (mais ou menos, senão tinha votação, questão de ordem, microfone retirado, vaias, mas tudo na democracia, o que valia era o voto da maioria, mas haja votação, rs rs  rs)
Levei duas máquinas de retrato com cartões e mais cartões de memória, além de baterias sobressalentes e batia foto de tudo: das casas, das pessoas, das ruas, dos cartazes, da fiação elétrica, dos Ônibus, dos carros antigos cada um mais lindo que o outro, enfim , de tudo , e logo ganhei um apelido : Saca la foto da Silva, pois vivia falando _ saca la foto, e pegou até na despedida ontem no Galeão.
dividirei pelas cidades que visitei : Havana, Santiago de Cuba,Camaguey, Santa Clara, além de falar um pouco sobre o que vi nas estradas.
Posso adiantar, a viagem foi tão boa e minhas impressões sobre Cuba as melhores que já penso em ir para o 1º de maio. É um pais que todos deveriam conhecer para entender o que é pensar e agir para e pelo o coletivo.
Exemplo vivo de resistência e luta, o povo Cubano merece o respeito e admiração de todos.
Viva la revolucion!
Viva Fidel!
Viva el pueblo Cubano !

14 pensamentos sobre “Minha viagem a Cuba- introdução

  1. Querida Kmaraa,, conhecer Cuba é mesmo iferente né?
    TE RECOMENDO que vc regresse mesmo algumas vezes mais. primeiro de mayo é uma boa data para isto…
    Saudades dos nosso encontros para pautar atividades na militancia por um mundo menos podre. Vamos seguir juntas querida kmarada.
    Agora vc tb conhece alguns dos misterios de La Isla…

  2. Olá camarada.

    Estamos indo para a ilha em julho, com um grupo de 20 a 30 pessoas.

    Aceitamos contatos e sugestões.

    Saudações Socialistas.

    Professor Kico
    CEBRAPAZ-PR

  3. OI Kico,

    que bom vocês irem, eu nem preciso dizer o quanto adorei lá.
    Vocês já tem onde ficar? qual o roteiro que farão? quantos dias ficarão?
    mande-me por email que passo todas as dicas que tiver ou mesmo descobrir para vocÊs.

    mas achei este preço do pacote de 1º de maio que mandei para todos bem em conta, e fica em lugar legal, não de 5 estrelas mas 3 na boa.

    beijos

  4. Companheira Marcia
    Vou com meu marido Philippe pra Cuba pra passar o 1º de Maio em Havana.
    Queremso comemorar com o povo cubano os 50 anos da Revolução.
    Essa viagem é um sonho antigo desde que éramos bem jovens….rsss
    Hj estou com 62 anos e meu marido com 68. Mas vamos enfim, realizar nosso sonho.
    Se vc conhecer alguem que vá nessa época, por favor, gostaria de entrar em contato com essa pessoa.
    Vamos ficar nos primeiros dias em Havana numa casa particular e depois cair na estrada de mochila nas costas até Santiago.
    Se vc tiver alguma dica, por favor me diga.
    Viva Fidel
    Viva a Revolução.
    Celia Lamy

  5. Marcia, tudo bem?
    Estou com dificuldade de entrar em contato com vc por esse email que vc deu.
    A msg volta, sistematicamente. Haveria outra maneira da gente se comunicar?
    Desde já, obrigada por vc ter me respondido tão prontamente.
    Um abraço
    Celia

  6. OLÁ…MUITA SUDADES.TEM RECEBIDO MEU SOCIALIZANDO, APRENDI COM VOCÊ. TENHO MUITA VONTADE DE CONHECER CUBA, VOCÊ PODE ME DAR ALGUMAS DICAS.
    ABRAÇOS.
    ERIDA

  7. Érida,
    também tenho saudades daquela época, para mim foi muito bom conhecer vocês.
    Tenho recebido seu”socializando” sim , e você sempre diz: aprendi com uma amiga, eu já havia desconfiado que era eu mas não tinha certeza, rs sr sr srs sr, que bom que pegou.
    Quanto a Cuba, quando você quizer, venha aqui em casa, te mostro as fotos, te falo tudo, agÊncia, preços, etc
    O triste é que é tudo muito caro, é preço de europa, mas valeu muito, não tenho um centavo mas tenho as melhores impressões guardadas na lembrança, e é isto que vale.

    beijos e apareça

  8. Olá!!!

    Talvez te vi em Santiago de Cuba!!! Estava com muitos brasileiros, cubanos e gente de todo lugar na praça Céspede!!!

    Viva la revolucion!!!

  9. Oi, Márcia (Xará)!

    Como tantas pessoas que estão te contatando, também eu estou planejando minha viagem a Cuba em maio do ano que vem, com meu companheiro. Pretendemos ir fugindo o quanto for possível dos roteiros “para turistas”, a fim de descobrir a verdadeira alma cubana. O período que vamos ficar vai depender do $, está em aberto, algo entre 7 dias e 20… Hehehe!
    Caso possas me retornar com algumas dicas, vou ser muuuuito grata.
    Grande e solidário abraço,
    Marcia Balreira

  10. Márcia, estou na internet à procura de informações sobre Cuba. Eu e minha mulher queremos ir até lá neste ano (2010) mas não temos nenhuma (nenhuma mesmo!) informação. Como sou jornalista e músico queria estar perto do povo, para conhecer lugares tipicamente cubanos. Vc pode me ajudar? Quero fazer uma viagem politica e cultural. Meu email é gusrecreio@hotmail.com. Obrigado!

  11. Ola Marcia, boa tarde. Pretendo ir a Cuba com minha esposa em abril de 2011, porem não tenho nem ideia de onde começar, tenho muita vontade de conhecer o povo cubano em sua vida simples, conhecer lugares e ate dançar se for possivel, voce mpode me indicar lugares e roteiros. Pretendo ficar em uma casa de familia que chama la Casa de Ana.
    Desde ja obrigado
    Sergio de M Miguel ( sergiommiguel@terra.com.br )

  12. Prezada Marcia: assim como vc pretendo também fazer uma viagem politico-cultural a Cuba. Sou de esquerda por convicção (não sou filiado a nenhum partido político) e considero que o socialismo é a única alternativa viavel para o fututro da humanidde. Tenho grande admiração por Fidel, Silvio Rodriguez e tantos outros pensadores da nossa América Latina. Se vc puder me dar dicas de voôs, hospedagem e lugares para visitar….muito obrigado

  13. Olá Marcia. Estive em Havana em 1994. Como preparo para a viagem li vários livros sobre Cuba. Fui a um Congresso Internacional de Educação. Adorei tudo lá e muuita admiração pelo heróico povo cubano. Estou programando de voltar, em setembro, agora com marido, filha e genro. Que dicas vc me dá, inclusive de passeios romanticos. Pois quando fui, senti muito romantismo e muuita emoção. Parece que a mão de Fidel está em tudo……….Meu e-mail : duzolina_rosin@hotmail.com
    Fuyi até Caio Largo, agora com certeza Varadeiro, mas também a parte histórica..

Deixe um comentário