Cebrapaz e o Egito

do portal cebrapaz

11/02/2011
O Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela paz) vem a público para manifestar sua solidariedade ao povo do Egito, que há semanas vem demonstrando, de forma exemplar, que a luta popular contra o ditador Hosni Mubarak é um caminho a ser seguido para combater o imperialismo em todo o planeta.Cidadãos de diversas cidades do Egito disseram “basta!” ao regime ditatorial de Mubarak e decidiram que a autodeterminação de seu povo, por meio da liberdade e da democracia, será conquistada a partir de sua própria luta. Para o Cebrapaz, trata-se de um fato histórico e merecedor do apoio de todos os que são comprometidos com o combate antiimperialista.

O Cebrapaz condena toda a violência e os ataques covardemente realizados contra os manifestantes, e clama para que Mubarak entenda definitivamente o clamor do povo egípcio, retirando-se do cargo.  Não há qualquer razão para que esse impasse perdure.

É preciso, da mesma forma, que sejam denunciados os esforços dos Estados Unidos, de Israel, do Reino Unido e de diversos países da União Europeia para que o novo regime instalado permaneça fiel aos interesses imperialistas na região do Oriente Médio.

Nesse sentido, também deve fazer parte dessa denúncia a origem de Omar Suleiman, atual vice-presidente do Egito e homem de confiança do imperialismo, nome mais cotado para assumir o lugar de Mubarak. Sua lista de serviços prestados a Israel é bastante ampla, fruto, em grande medida, do treinamento a qual foi submetido pela CIA na década de 1980.

Diante desse cenário, mais do que expressar sua solidariedade, o Cebrapaz reafirma sua confiança na capacidade do povo egípcio de decidir os rumos de sua nação, a partir de bases democráticas sem a ingerência imperialista tão maléfica àquela região do planeta.

São Paulo, 11 de fevereiro de 2011.
Socorro Gomes
Presidente do Cebrapaz

Atualizado em ( 11/02/2011 )

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s