Consideram na Rússia sem precedentes revelações do Wikileaks

da prensa latina

Escrito por Erica Soares   
martes, 30 de noviembre de 2010
Imagen de muestra30 de noviembre de 2010, 07:13Moscou, 30 nov (Prensa Latina) A Rússia qualificou hoje de caso sem precedentes a publicação pelo site Wikileaks de intercâmbios de mensagens diplomáticos nas missões estadunidenses em todo o mundo, assinala a imprensa local.  Nada tem de particular que os estados leiam textos diplomáticos uns dos outros, mas outra coisa é quando essas informações se fazem públicas e de conhecimento de todas as nações interessadas, declarou uma fonte da Chancelaria, citada pela imprensa capitalina.O governo estadunidense foi incapaz de manter a confidência em tarefas que encomendou a sua própria diplomacia, assegurou a fonte.

Com respeito à Rússia, os referidos documentos (cerca de 251 mil materiais) não constituem nenhum problema, pois nada de novo revelam com respeito à imagem deste país e de sua situação atual, assinala o diplomata, que preferiu o anonimato.

Tal imagem é uma fusão dos instintos e preconceitos muito difundidos a diversos níveis no “establishment” do serviço exterior, político-militar e de inteligência estadunidense com respeito a esta nação e tudo relacionado à ela, agregou a fonte.

O ministro russo do Exterior, Serguei Lavrov, considerou ontem que as relações com os sócios de seu país se guiará por ações concretas e não precisamente pelo conteúdo de supostos documentos confidenciais da diplomacia norte-americana.

As revelações do Wikileaks demonstram as avaliações de diplomatas estadunidenses sobre as relações entre o presidente russo, Dmitri Medvedev, e o premiê Vladimir Putin, bem como caracterizações de ambos e outros servidores públicos do estado.

Além disso, os vazamentos estão referidos a comentários realizados por especialistas russos durante as negociações com a parte norte-americana no ano passado em Genebra em torno do Tratado de Redução e Limitação de Armas estratégicas (START-3).

mv/to/es

Modificado el ( martes, 30 de noviembre de 2010 )
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s