Eduardo Galeano diz ao El País que Chavéz é ‘demonizado’ pela mídia

do site do opera mundi

Em entrevista ao jornal espanhol El País, o escritor uruguaio Eduardo Galeano comentou o panorama midiático nos países latino-americanos e disse acreditar que determinados veículos de comunicação “demonizam” o presidente venezuelano, Hugo Chávez, por interesses próprios.

“Há uma demonização de Chávez. Antes Cuba era o personagem malvado, agora nem tanto. Mas sempre há alguém malvado. Se não há gente perigosa, o que fazemos com os gastos militares? O mundo tem uma economia de guerra funcionando e precisa de inimigos. Se eles não existem, ela os fabrica. Nem sempre os diabos são diabos e os anjos, anjos”, respondeu Galeano, após o repórter afirmar que Chávez anda “se encrencando” com a imprensa.

Leia mais:
Setembro se chama Allende
Reconciliação entre EUA e Venezuela não virá tão cedo
A transformação da América Latina é um avanço global

Na questão anterior, Galeano disse que cravar que na Venezuela, Argentina, Bolívia e Equador os governos andam às turras com a mídia – como afirmara na pergunta o repórter – era uma “generalização”.

“Os fracos, cada vez que tentam se expressar ou caminhar com as próprias pernas, viram pessoas perigosas. O patriotismo é legítimo no norte do mundo e no sul, se converte em populismo, ou pior, terrorismo”, analisou Galeano.

“As notícias são muito manipuladas. A greve de fome dos Mapuche no Chile ocupa pouco ou nenhum espaço nos meios de maior influência e uma greve de fome na Venezuela ou em Cuba merece a primeira página. Quem são os terroristas?”, questionou o escritor uruguaio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s