Venezuela: vigilância reforçada em fronteira com Colômbia

da prensa latina

Escrito por Erica Soares   
martes, 27 de julio de 2010
(Prensa Latina) A Guarda Nacional Bolivariana (GNB) resguarda hoje com ao redor de mil efetivos adicionais a fronteira colombo-venezuelana, onde o presidente Hugo Chávez ordenou máximo alerta diante do que considerou uma ameaça de agressão do vizinho país.

  De acordo com o chefe do Comando Regional 1 da GNB, general de divisão Franklin Márquez, a mobilização ocorre em Táchira e Apure, dois dos três estados limítrofes com a Colômbia. O outro é Zulia.

Temos um reforço de 980 a 1.000 militares que se somam ao resguardo da fronteira, que estão em alerta, ainda que sem realizar operações extraordinárias, apontou.

Ontem, Márquez disse à imprensa que existe uma reserva prestes a se mobilizar em caso de se complicar a situação.

Segundo o alto general, ainda que o ambiente em regiões limítrofes com a Colômbia seja normal, a GNB permanece atenta a qualquer escaramuça.

Nos últimos dias, Chávez tem denunciado a existência de planos de invasão contra a Venezuela, promovidos pelos Estados Unidos utilizando à administração de Álvaro Uribe como ponta de lança.

Para o líder socialista, as acusações de Bogotá sobre a suposta presença de guerrilheiros das FARC constituem uma mentira destinada a preparar o terreno para operações bélicas.

A respeito, ordenou alerta máximo, ao considerar que Uribe pode materializar esses planos antes de entregar a Casa de Nariño a Juan Manuel Santos, no próximo dia 7 de agosto.

Ontem, o presidente da Comissão de Defesa da Assembleia Nacional venezuelana, Juan Mendoza, denunciou a mobilização para a fronteira comum de batalhões de alta quantidade neogranadinos.

“Há informações que eu manejo, sobretudo de fontes colombianas confiáveis, que batalhões de alta quantidade estão bem perto”, assinalou.

rc/wmr/es

Modificado el ( martes, 27 de julio de 2010 )
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s