Os métodos “estranhos” do Datafolha

do blog seja dita  verdade

Publicado em julho 25, 2010 por sejaditaverdade

Em razão das discussões sobre validade das amostras da pesquisa Datafolha eu, que não sou estatístico, procurei informações com quem é. Mesmo assim,um leitor, com todo o direito de fazê-lo, sustentou  que era tecnicamente válido expandir enormemente a apuração em determinados Estados (9.750, 90% do total de entrevistas em oito estados), mantendo nos 19 restantes as pequenas cotas amostrais que lhes cabiam numa distribuição nacional ( 1 mil entrevistas, todos somados).

Se o “método” do Datafolha é correto, é algo em que não acreditam os demais institutos. O Vox Populi, na sua última pesquisa (a que deu oito pontos a mais para Dilma) realizou simultaneamente uma pesquisa nacional, protocolada sob o número 19920/2010 e oito pesquisas estaduais. Foram três mil entrevista, não a soma das oito pesquisas estaduais, Não usou este método de “juntar tudo”. Dentro das entrevistas das pesquisas estaduais retirou a “cota” amostral de acordo com o desenho da amostra nacional.

Ontem, no site do TSE,  o Ibope registrou nova pesquisa nacional, sob o número 20809/2010.  Está, ao mesmo tempo, fazendo 12 pesquisas estaduais. E, tal como o  Vox, não usou o método do “soma todo mundo e pondera por estado. A amostra nacional, de 2506 entrevistas, é a amostra nacional, e só.

Os dados estão lá, no TSE, para quem quiser consultar. Será que ambos os institutos fazem assim porque, como eu, não são especialistas em estatística?

Aliás, consultando o site do TSE ontem e seria bom que o Grupo Folha desse os devidos esclarecimentos sobre uma  aparente confusão jurídico-contábil. Todas as pesquisas apresentadas até junho pelo jornal atribuídas ao Datafolha foram registradas na Justiça Eleitoral em nome de um “Banco de Dados São Paulo Ltda.”, CNPJ 43.911.494/0001-79. A publicada ontem foi registrada como da empresa Datafolha Instituto de Pesquisas Ltda, CNPJ 07.630.546/0001-75.  Sabem como é, por erro muito menor, e corrigido antes, o PSDB pediu e obteve auditoria na pesquisa Sensus que apontou Dilma ultrapassando Serra.

Com informações do Tijolaço.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s