Você sabe a diferença entre um deputado federal e um senador?

do site do Lindberg

Qual é o papel do senador? Muitas pessoas não entendem como funciona o Poder Legislativo e a diferença entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. O doutor em ciências políticas, Antônio Alkimim, explica que o papel do senador é defender os interesses socioeconômicos do Estado, além de apresentar propostas, elaborar e aprovar leis que sejam executadas em benefício daquela região.

Cada Estado é representado no Congresso Nacional por três senadores, totalizando 81 parlamentares. Já o número de deputados federais é maior – 513 parlamentares –, pois é proporcional a quantidade de habitantes do Brasil. “Enquanto os senadores lutam pelo Estado, os deputados representam a população e defendem os interesses dos brasileiros”, esclarece o cientista político.

O SENADO E O RIO – Um senador pode fazer muito pelo Rio. Segundo Alkimim, historicamente o Senado não tem defendido o nosso Estado. Um exemplo recente é a votação da emenda de Ibsen Pinheiro, que prevê a redistribuição dos royalties do petróleo do Rio para todo o Brasil.

ESCOLHA DO VOTO – O cientista político alerta a população sobre a escolha do candidato ao Senado nas eleições de 2010: “O candidato deve ter a capacidade de entender as demandas do Estado, além de ter potencial para mobilizar a população em torno desses interesses”, diz.

O Senado é renovado de quatro em quatro anos, alternando a cada eleição a escolha de um e dois candidatos. Na última eleição para senador, elegemos apenas um. Então, na eleição do dia 3 de outubro deste ano, devemos votar em dois senadores.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Você sabe a diferença entre um deputado federal e um senador?

  1. então porque devemos fazer essa alternancia(1-2) de 4 em 4 anos?

  2. Carla,
    A alternância só exite para o senado, e é para dar continuidade aos trabalhos da casa. Já pensou se mudamos tudo? e cada estado da federação só pode eleger 3 senadores, por isto existe a possibilidade de mudança total, diferente da camara dos deputados.
    Espero que tenha ajudado a esclarecer.
    abraços
    e obrigada por visitar meu blog
    Márcia Silva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s