Universidades conquistam autonomia financeira e administrativa

DO PORTAL VERMELHO

Os 59 reitores das universidades federais brasileiras conquistaram, nesta segunda-feira (19), poderes para gerir os orçamentos e contratar profissional técnico sem passar pelo crivo do Ministério da Educação.

Esta antiga reivindicação foi atendida pelo presidente Lula em cerimônia da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) realizada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.

Em discurso, o presidente explicou que em certo momento chegou a indagar o ministro da Educação, Fernando Haddad, sobre o motivo de os seus antecessores não terem atendimento a demanda dos reitores.

“No fundo, talvez tenha sido o medo de vocês trazerem ideias novas. De pedirem mais dinheiro. Mas conseguimos quebrar preconceitos,” disse Lula ao assegurar que um governante não pode administrar o país sentado numa cadeira no gabinete.

O presidente disse que, “com a iniciativa de ouvir os diversos segmentos que representam a sociedade brasileira, foi possível conquistar muitos avanços”. Além de ter se reunido oito vezes com os reitores das universidades federais desde 2003, Lula também participou de oito marchas dos prefeitos.

“Assim conseguimos avançar em todos os segmentos da sociedade brasileira. Não é possível um governante achar que pode governar o País sentado numa cadeira. É preciso olhar a pessoas. Saber o que elas têm para dizer”, afirmou Lula.

De acordo com o presidente, as conquistas dos reitores transformaram-se num direito que não deve ser mudado por quem o suceder na Presidência da República. Ele também contou sobre as conferências nacionais realizadas em seu governo que tiveram por princípio o debate de questões de interesse dos mais diversos setores da sociedade.

Aproveitando a reunião com os reitores, o Ministério da Saúde anunciou a liberação, por meio de portaria, de R$ 100 milhões para os hospitais universitários. O Ministério da Educação anunciou que dentro de 30 dias o presidente Lula terá uma reunião com os reitores dos institutos federais.

Fonte: Blog do Planalto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s