Teste para conter vazamento prossegue no sábado, diz BP

Este incidente do derramento de óleo no golfo do México, que já dura  nem sei quantas semanas , é uma tragédia para o mundo todo.

Porém, é impressão minha ou eu realmente não vi o GREENPEACE ou outro grupo ecológico que “salva o planeta” , quando o assunto é Brasil ou outro país da periferia do sistema, falarem  ou protestarem nada 

Sim , onde estão os “salvadores do planeta” ? já imaginaram se esta desgraça acontece aqui??

Fica a pergunta: onde estão os grupos ecológicos?? 

da BBC Brasil

Golfo do México

Prosseguem as operações de limpeza no local do acidente

A petroleira britânica BP afirmou neste sábado que o teste para conter o vazamento no Golfo do México está sendo bem-sucedido e a avaliação, inicialmente prevista para durar 48 horas, pode ser ampliada.

Na quinta-feira a companhia conseguiu parar o fluxo de petróleo pela primeira vez desde abril com a colocação de uma tampa que vedou o poço.

A grande questão é se a tampa consegue surpotar a pressão sem danificar ainda mais o poço.

“O fato de a pressão continuar a subir nos dá cada vez mais confiança a medida em que avançamos no teste”, disse o vice-presidente da BP, Kent Wells no sábado.

“Quanto mais longo o teste, maior será nossa confiança”, disse ele.

Segundo especialistas, uma eventual queda da pressão no dispositivo colocado para tampar o poço poderia indicar problemas como outros vazamentos.

A solução é considerada provisória até a construção de outros poços próximos ao vazamento, que cessariam definitivamente o fluxo de petróleo.

Futuro

Na sexta-feira, Wells afirmou que os cientistas da companhia não detectaram “provas de qualquer tipo de rompimento” no fundo do mar e que a companhia faria outros testes em busca de rupturas.

A BP colocou câmeras controladas por robô no fundo do mar e está monitorando os instrumentos que, no momento, não mostram nenhum sinal de ruptura do poço.

O governo americano e a companhia petroleira estão revendo os resultados dos testes a cada seis horas. Ainda não se sabe qual será o próximo passo se os testes forem bem-sucedidos.

A BP sugeriu que, neste caso, o poço poderá ser mantido fechado, com os navios para coleta do petróleo posicionados na superfície, de prontidão.

Cautela

Mais cedo, o comandante da Guarda Costeira dos Estados Unidos e encarregado de coordenar a resposta ao incidente, almirante Thad Allen, afirmou que os últimos testes de pressão do dispositivo que tampou o poço foram inconclusivos.

Allen acrescentou que o teste de pressão vai continuar por muitas horas. O almirante sugeriu também que é provável que a coleta do petróleo seja retomada pelos quatro cargueiros.

O vazamento começou em 20 de abril, quando a plataforma de petróleo Deepwater Horizon, operada pela BP, explodiu e afundou, matando 11 funcionários.

Desde então, a petroleira britânica tentou várias estratégias para conter o vazamento de petróleo, localizado a uma profundidade de cerca de 1,5 mil metros, mas nenhuma conseguiu solucionar o problema, considerado o pior desastre ambiental da história americana.

Na sexta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que o anúncio de progressos na tentativa de acabar com o vazamento de petróleo no Golfo do México é “uma boa notícia”, mas ainda não significa a solução definitiva para o problema.

“A nova tampa (sobre o poço por onde o petróleo está vazando) é uma boa notícia”, disse Obama a repórteres na Casa Branca.

“Acho importante que nós não nos antecipemos aqui. Um dos problemas em ter câmeras lá embaixo (na área do vazamento) é que quando o petróleo para de jorrar, todo mundo pensa que terminamos, mas nós não terminamos (de resolver o vazamento)”, acrescentou.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s