Dois milhões de portugueses vivem em risco de pobreza

do sábado noticias

Por:Andreia Costa Em Portugal há 1,9 milhões de pessoas a viverem com menos de 414 euros por mês, e, por consequência, numa situação de risco de pobreza, revelou ontem o Instituto Nacional de Estatística (INE). Os dados foram apurados graças ao “Inquérito às Condições de Vida e Rendimento”, realizado em 2009 e os valores apresentados referem-se aos rendimentos de 2008. Embora preocupantes, os 17,9% correspondentes aos portugueses que estão em situação de risco de pobreza, representam uma ligeira melhoria (menos 210 mil pessoas) face aos 18,1% registados no inquérito anterior.
 

Os dados apurados referem ainda que são os de-sempregados e os reformados que mais risco de pobreza apresentam. 42,8% dos indivíduos que estão desempregados estão no patamar mínimo, com rendimentos anuais iguais ou inferiores a 4969 euros. No grupo dos reformados, o valor é mais baixo, ainda que chegue aos 17,4%.

Relativamente a agregados familiares, é nas famílias com dois ou mais filhos que a probabilidade de chegar a uma situação de pobreza é maior (42,8%). 38,8% de agregados constituídos por apenas um adulto e uma criança aproximam-se também dessa possibilidade. O risco de pobreza é menor (apenas 8%) nos lares constituídos por três ou mais adultos, sem crianças dependentes.

 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s