Entrevista com embaixador brasileiro em Teerã: “O Brasil é muito respeitado no Irã”

do blog do planalto

Viagens internacionaisQuando chegou a Teerã há cerca de dois anos para assumir a embaixada brasileira na capital iraniana, o embaixador Antonio Salgado se surpreendeu ao encontrar uma cidade grande (12 milhões de habitantes na Grande Teerã), muito urbanizada e com um povo muito culto, gentil e simpático. “A impressão que tive ao chegar foi muito positiva”, afirmou o embaixador em entrevista ao Blog do Planalto. Os iranianos, disse ele, têm uma imagem muito positiva do Brasil, que é visto não apenas como o País do futebol, mas também como exemplo de democracia, política externa independente e sociedade multiracial, sendo por isso muito respeitado.

Na entrevista, concedida em sua residência na capital iraniana, o embaixador Antonio Salgado afirmou que o Brasil tem muito interesse em aprofundar as relações com Irã, por sua importância econômica e política na região. Segundo ele, os setores petrolífero, de biocombustíveis e de fertilizantes são áreas que já revelam oportunidades interessantes, mas há outras em prospecção, que só dependem de uma solução plena para a questão nuclear iraniana para florescerem como devem. “Na medida que a situação internacional do Irã melhore, vai ser melhor para todo mundo”, avalia o diplomata brasileiro.

Dividimos a entrevista em três partes. Na primeira delas, Antonio Salgado fala sobre o interesse brasileiro em aprofundar as relações com o Irã. Na segunda parte, o embaixador explica em que a adoção de sanções pode afetar a relação bilateral Brasil-Irã. A terceira e última parte da entrevista é dedicada às impressões que Salgado teve da capital Teerã ao assumir a embaixada brasileira local há dois anos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s