VIRADÃO CARIOCA – 2010

DO SITE DO VIRADÃO

O Viradão Carioca é um evento cultural, que integra todas as linguagens artísticas do Rio de Janeiro. O objetivo é a união das zonas norte, sul e oeste, através da oferta de uma programação eclética, que se estenderá por 54 horas. Pautado nos três pilares – acesso à cultura, ocupação da cidade e integração, o evento acontece em diversas ruas, praças, teatros, cinemas, bibliotecas, centros, lonas culturais e circos, promovendo uma intensa programação cultural. Como o espírito do carioca é de liberdade, a maior parte dos eventos será gratuita e em locais abertos. Enormes palcos serão montados em pontos estratégicos e, ainda, palcos itinerantes atravessarão vários bairros do Rio.

O evento é promovido pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Globo Rio, o VIRADÃO CARIOCA é uma co-realização do Galpão Aplauso e tem apoio do Sistema Globo de Rádio.

A mobilização é total. O convite se estende à cidade inteira, assim, toda manifestação artística pode encontrar o seu lugar. O sistema Firjan foi a primeira entidade a celebrar sua adesão ao VIRADÃO, junto à Secretaria Municipal de Cultura, e criou uma programação especialmente para acompanhar os dias do evento. Já se juntaram a ele o Centro Cultural Banco do Brasil; Centro Cultural Correios; Centro Cultural Light; Centro Cultural Justiça Federal; O tablado e Instituto de Geografia da UERJ.

Este ano ocorrerá nos dias 23, 24 e 25 de abril. Participe deste evento, que revela toda efervescência cultural do povo carioca e que é a cara do Rio.

A primeira edição do evento ocorreu nos dias 5, 6 e 7 de junho de 2009. A programação reuniu artistas da música, do teatro e do cinema. As lonas culturais foram palcos de grandes shows de MPB e de sessões de filmes. Todos os ritmos brasileiros passaram pelo Viradão; do samba ao maracatu, do hip-hop ao carnaval e dos repentistas aos happers.

A poesia também invadiu a cidade; saraus, leituras de clássicos literários e cirandas de histórias envolveram os cariocas. O teatro e a dança marcaram presença em apresentações e oficinas. Maratonas de cinema deixaram acordados os mais resistentes cinéfilos.

Os palcos itinerantes passaram pelos bairros de Campo Grande, Pavuna, Méier, Leopoldina e Leme. Já a programação ao ar livre invadiu ruas e praças da cidade, tais como a Rua do Mercado, Praça Tiradentes, Praça do Méier, Praça Afonso Pena, Praia de Copacabana, Lapa, Viaduto de Madureira, entre outros.

Em sua segunda edição, o evento promete repetir o sucesso do ano passado.

Este ano, o Viradão Carioca traz a novidade de estender a programação às comunidades. As comunidades da Maré, Morro dos Prazeres, Vila Kennedy, Tavares Bastos, entre outras, foram contempladas com palcos e atrações diversas, incluindo 5 (cinco) sessões do projeto “Cinema na Praça”, realizado com grande sucesso na edição anterior do evento.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s