Bolívar e a independência latino-americana inspiram congresso mundial

do site prensa latina

Escrito por Camila Carduz   
sábado, 10 de abril de 2010
Imagen de muestraCaracas, 10 abr (Prensa Latina)

 O X Congresso Mundial das Sociedades Bolivarianas prossegue hoje suas sessões nesta capital com a presença de mais de 300 especialistas de vários continentes, encontro que pretende preservar na memória as metas das lutas de libertação na América Latina. O encontro, assistido por delegações da Alemanha, França, Espanha, Portugal, Costa do Marfim, Nicarágua, Cuba, Peru, Equador, Bolívia e Argentina, realiza-se no contexto das celebrações pelos 200 anos da fundação do primeiro governo autônomo venezuelano, fato ocorrido a 19 de abril de 1810.

A transcendência do legado de Simón Bolívar e outros próceres da América Latina são o tema das conferências magistrais e oficinas da reunião que acabará amanhã, confirmou seu coordenador principal Coronel Arturo Castillo.

Entre as conferências deste sábado destacam-se a contribuição da música à independência, Bolívar e o socialismo do século XXI e a Carta de Jamaica, referência para a transformação das doutrinas políticas na Venezuela.

Castillo explicou que o fórum permitirá também mostrar aos visitantes danças típicas, obras de artes plásticas e composições que distinguem a riqueza cultural do país.

“O mais importante é que o legado de Bolívar continua vivo, sua impressão sobrevive no espírito de independência, nas ânsias libertárias dos povos”, expressou em declarações a Prensa Latina.

“A figura do libertador transpassou todas as fronteiras, trata-se de uma personalidade universal que depois de vários séculos de seu desaparecimento comove e inspira homens e mulheres de regiões distantes”.

Comentou que as sociedades bolivarianas não são exclusivas da Venezuela, porque florescem também em nações vizinhas e em continentes como o europeu e o africano.

“Em seu tempo, Bolívar foi centro de atração mundial, hoje sobrevive o ideário do patriota, para além do mito do guerreiro”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s