Vox Populi: Cabral lidera com 38%

do ALERTA RIO

Uma pesquisa do Instituto Vox Populi, divulgada pelo jornal O Dia, mostra que o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), lidera as intenções de voto na corrida para o Palácio Guanabara. Em segundo lugar aparece Anthony Garotinho (PR), com 20%, e em terceiro, Fernando Gabeira (PV), com 18%.

Cabral também lidera pesquisa de intenção de voto em um eventual segundo turno, seja contra Garotinho ou contra Gabeira. Na disputa com Garotinho, Cabral teria 45%, enquanto o ex-governador ficaria com 24%. Em um cenário contra Gabeira, a diferença é ainda maior. Cabral fica com 50%, enquanto o candidato do PV tem 21%. Garotinho venceria numa disputa com Gabeira, mas por pequena diferença, 30% contra 29%.

Entre os três pré-candidatos, Cabral também apresenta o menor índice de rejeição, com apenas 9%. Garotinho tem rejeição de 32%, enquanto Gabeira aparece com 22%.

Mesmo em áreas onde os adversários são mais fortes, Cabral mantém a liderança. No interior, onde Garotinho tem o seu melhor desempenho, com 31%, Cabral aparece com 39%. Gabeira tem apenas 10%. Já na capital, área onde Gabeira tem o melhor percentual de intenção de votos, 25%, Cabral também está na frente, com 36%.

Corrida para o Senado

Na eleição para o Senado Federal neste ano, quando o eleitor poderá votar em dois nomes, a disputa segue acirrada. Marcelo Crivella (PRB), Cesar Maia (DEM) e Benedita da Silva (PT) aparecem colados nos diversos cenários da pesquisa, seja na primeira ou na segunda escolha de voto.

No primeiro cenário, quando foi perguntado para quem o eleitor daria o primeiro voto, Crivella tem 22%, Cesar Maia tem 19% e Benedita, 18%. No segundo cenário foi perguntado para quem seria o segundo voto e o resultado foi parecido. Crivella teve 15%, Benedita, 13%, e Cesar Maia, 12%. A margem de erro é de 3,1%.

O prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, que domingo disputa com Benedita as prévias do PT para saber quem será o candidato do partido, também teve o nome inserido no questionário. Na prática, apenas um dos dois será o candidato do partido no dia da votação. As simulações ajudaram a medir o potencial de Benedita e Lindberg às vésperas da definição do PT fluminense.

Na primeira opção com Benedita, ele aparece em 4º lugar, com 6%, seguido de Jorge Picciani (PMDB), com 4%. Na segunda opção, ele também está em 4º lugar, mas com 8%, seguido de Picciani, que tem 4%. Na soma das intenções de voto em 1ª e 2ª opções, em que o total ultrapassa 100% porque o eleitor pode votar duas vezes, Crivella tem 37%, Cesar e Benedita têm 31% cada, enquanto Lindberg tem 14%. Brancos, nulos e eleitores indecisos somam 25%.

A pesquisa foi feita entre os dias 20 e 22 de março. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram registrados ainda 15% de votos brancos, nulos e eleitores indecisos. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral, sob o número 18994/2010, no dia 18 de março de 2010 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s