Crise acabou? Desemprego não

do monitor mercantil on line

Taxa de 10% EUA está longe do pico. Europa tem uma Áustria e Irlanda sem emprego

Apesar dos discursos róseos sobre o fim da crise, os Estados Unidos e a Zona do Euro fecharam 2009 com desemprego de dois dígitos.
Segundo a Eurostat, agência de estatísticas da região, 102 mil pessoas perderam os empregos em novembro, elevando o número de desempregados na Zona do Euro para 15,7 milhões, mais do que a soma das populações da Áustria e Irlanda.
Apenas em dezembro, os EUA cortaram 85 mil postos segundo o Departamento de Trabalho, bem acima dos 10 mil postos previstos por economistas consultados pela Dow Jones.
Além de o desemprego ter permanecido em 10% em dezembro, ele ainda não atingiu o pico, alertou o economista Ken Goldstein, da organização de pesquisa e projeções econômicas Conference Board.

A taxa ficou pouco abaixo dos 10,1% de outubro de 2009, mas Goldstein avisa que o número ainda irá avançar para entre 10,3% e 10,4% entre abril e maio.

Para o analista, os EUA não vão mais registrar cortes profundos no número de vagas no mercado de trabalho local daqui para frente. O problema, destacou, é que a transição para a criação sustentada de postos de trabalho não será forte: “Os EUA não irão ganhar muitos postos de trabalho mês após mês”, ponderou.

O emprego caiu em construção, manufaturas e comércio varejista, enquanto serviços temporários e cuidados com saúde continuaram abrindo vagas.
A revisão dos dados de novembro passou de uma perda de 11 mil postos para um acréscimo de 4 mil vagas.

Na Zona do Euro, o desemprego subiu a 10% em novembro, contra 9,9% em outubro, no pior nível desde agosto de 1998. O dado de outubro foi revisado em alta, sobre os 9,8% anunciados antes. Em toda a União Européia, a taxa subiu para 9,5%, o maior nível desde o início da série em janeiro de 2000.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s