Conferencia magistral sobre o impacto da crise sobre a educação e a recepção de título de visitante distinguido de Arequipa.

do blog do Teothonio dos Santos

Conferencia magistral sobre o impacto da crise sobre a educação e a recepção de título de visitante distinguido de Arequipa.

A Derrama Magisterial é uma organização de previdência, assistência e auxílio dos professores peruanos e acaba de fundar um Instituto de Altos Estudos para formar professores e outros profissionais no nível de pós-graduação. Ela realiza anualmente uma Conferência Internacional sobre Educação e Desenvolvimento, das quais o professor Theotonio dos Santos vem participando há vários anos. Este ano, a Derrama Magisterial iniciou a realização de encontros regionais preparatórios da Conferencia Internacional anual que se realizará em fevereiro do próximo ano.

Theotonio Dos Santos foi convidado para realizar a 5ª. Conferencia Magistral deste encontro regional do Sul, que contou com a participação ativa de 1.400 professores.

Sua conferência sobre o impacto da crise na educação esteve baseado sobretudo no papel das reservas internacionais dos países exportadores, como o Peru, o Brasil e vários outros que aproveitaram o boom da demanda de matérias primas entre 2002 e 2007 para formá-las.

Theotonio demonstrou que estes países têm recursos suficientes para avançar significativamente no plano educacional. Contudo seus governos e particularmente seus Bancos Centrais não querem utilizar estas reservas para solucionar problemas concretos de nossos povos. Se bem que eles não sofreram o impacto da crise internacional na mesma dimensão dos países centrais do sistema mundial, sobretudo pela importância destas reservas, seus bancos centrais preferem manter estes recursos em divisas aplicadas em títulos da dívida pública norte-americana – um dos piores negócios do mundo na atualidade, baixíssimos juros e numa moeda em plena desvalorização.

Ao mesmo tempo, aceitam pressões internacionais para utilizar estas reservas em projetos de interesse dos países centrais como inversões no FMI e outras invenções do sistema financeiro internacional. Utilizando dados do próprio FMI e do Banco Mundial, entre outras fontes, o Professor Theotonio Dos Santos demonstrou que a solução dos problemas educacionais tem custos muito inferiores a essas reservas, cabendo aos órgãos representativos dos professores atuar intensamente por uma destinação destes recursos à solução deste problema crucial dos nossos países.

Estas teses foram recebidas com grande aceitação pela platéia de 1.400 professores de Arequipa, Tacna, Puno e Cusco. O prefeito da Honorável Municipalidade Provincial de Arequipa outorgou ao Professor Theotonio dos Santos o título de “Visitante Distinguido” e o “Passaporte diplomático” da República Independente de Arequipa, patrimônio Cultural da Humanidade, sede de los “Characatos” que, “humildemente, não se consideram culpados de serem quase perfeitos”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s