A diplomacia brasileira vista dos EUA

do blog do Nassif

Por Stanley Burburinho

Secretário-adjunto de Estado dos EUA diz que relação entre Brasil e Irã é bem-vinda

Publicada em 14/12/2009 às 16h13m

Eliane Oliveira

BRASÍLIA – As relações entre Brasil e Irã são bem-vindas, afirmou nesta segunda-feira o secretário-adjunto de Estado para Assuntos do Hemisfério Ocidental dos Estados Unidos, Arturo Valenzuela, que qualificou de equivocada a interpretação de que seu país condenaria a aproximação entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Mahmoud Ahmadinejad. Segundo ele, os EUA vão continuar encorajando países a pressionar o Irã a cumprir as normas estabelecidas pela Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea).

– O Brasil tem o direito de ter relações com o país que quiser, é soberano. Damos as boas vindas ao interesse do Brasil em fazer com que o Irã entenda que é importante cumprir as determinações da Aiea – disse Valenzuela.

Ele lembrou que o presidente dos EUA, Barack Obama, defende um diálogo aberto e de cooperação com todos os países, inclusive com aqueles com os quais tem posições diferentes.

– O objetivo é continuar o diálogo com o Irã, mas o Irã tem que assumir sua responsabilidade e seus compromissos na Aiea – afirmou.

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/12/14/secretario-adjunto-de-estado-dos-eua-diz-que-relacao-entre-brasil-ira-bem-vinda-915191564.asp

Autor: luisnassif –

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s