Manifestantes desocupam plenário da Câmara Legislativa do DF

Rafael Targino e Nathalia Passarinho Do G1, em Brasília

Saída foi para que deputados possam ler requerimentos de impeachment.
Protesto durou cerca de quatro horas e pediu saída do governador.

Os manifestantes que invadiram a Câmara Legislativa do DF nesta quarta-feira (2) decidiram desocupar o plenário para que os deputados possam ler os requerimentos de impeachment do governador José Roberto Arruda e dos processos de quebra de decoro contra deputados que estariam envolvidos em suposto esquema de corrupção. Cerca de 40 manifestantes ainda estavam ocupando o plenário quando houve a decisão de sair do local. A ocupação durou cerca de quatro horas.

 Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os manifestantes carregaram um homem calvo com uma faixa de governador dentro de um caixão durante o protesto que pediu a saída imediata do governador, José Roberto Arruda (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

 

 Segundo os deputados Paulo Tadeu e Chico Leite, ambos do PT, o pedido de instalação da CPI da Corrupção ainda não tem o número necessário de assinaturas para ser instalada, apesar do compromisso dos 24 parlamentares de assinarem o requerimento. Há seis deputados na Casa, o número mínimo necessário para abertura da sessão: quatro do PT, um do PDT e a deputada Jaqueline Roriz (PMN)

A leitura dos requerimentos é necessária para que comece o trâmite dos pedidos dentro da casa. Os manifestantes agora estão na galeria reservada ao público e devem acompanhar a leitura. 

 Caso

 O escândalo do mensalão do DEM de Brasília começou no dia 27 de novembro, quando a Polícia Federal deflagrou a operação Caixa de Pandora. No inquérito, o governador José Roberto Arruda é apontado como o comandante de um esquema de distribuição de propina a deputados distritais e aliados.

 Nesta terça-feira, o presidente da Câmara Legislativa, Leonardo Prudente (DEM), pediu licença de 60 dias do cargo. Vídeo gravado pelo ex-secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal Durval Barbosa, que denunciou o suposto esquema, mostra Prudente guardando maços de dinheiro nos bolsos e nas meias.

 Na segunda-feira (30), Prudente tentou se justificar. “Eu recebi o dinheiro e coloquei o mesmo nas minhas vestimentas em função da minha segurança. Eu não uso pasta”. Ele disse que o dinheiro era “ajuda financeira não contabilizada” para a campanha de 2006.

 Em outro vídeo gravado por Durval, deputados rezam abraçados com o ex-secretário. “Pai, eu quero te agradecer por estarmos aqui. Sabemos que nós somos falhos, somos imperfeitos”, diz na gravação o deputado Rubens César Brunelli (PSC), corregedor da Câmara, que também pediu licença do cargo.

Anúncios

Um pensamento sobre “Manifestantes desocupam plenário da Câmara Legislativa do DF

  1. Vigília por um novo amanhecer no DF

    Deflagrada uma onda de mobilizações contra os escandalos de corrupção no DF, um grupo de cidadãos indignados resolveu
    dar um basta: ocupou a Câmara Legislativa exigindo o impeachment de Arruda e Paulo Otávio. Acreditamos na não-violência
    e somos cidadãos comuns assim como você.Exigimos a saida e punição exemplar de todos os envolvidos nesse esquema vergonhoso
    de corrupção…

    Junte-se a nós na VIGÍLIA que ocorrerá HOJE…

    Quinta-feira, 03 de dezembro

    às 18 horas

    em frente à Câmara Legislativa do DF.

    Traga sua vela, sua família e sua fé numa outra política.

    Movimento Fora Arruda e toda máfia

    seguimos lutando

    http://www.foraarruda.com
    ocupacaocldf@gmail.com
    http://www.foraarrudaetodamafia.wordpress.com
    http://www.twitter.com/forarrudaetodamafia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s