Toda solidariedade ao Povo Saharaui

Enviado por Emiliano Gómez (Uruguai)

Liberdade para Aminetu Haidar

O Conselho Mundial da Paz – CMP, vêm a publico expressar sua veemente condenação à postura do Reino de Marrocos, de ter detido a ativista de direitos humanos Aminetu Haidar, após de ter-lhe negado entrada em sua Pátria, os territórios ocupados do Sahara Ocidental.

A proibição de sua entrada deve-se ao fato de que Aminetu Haidar recusou-se a se submeter à humilhante situação de pedir a nacionalidade marroquina, visto que o Reino de Marrocos ocupa de forma ilegal seu país ha 34 anos. A atitude do Reino de Marrocos representa uma grave violação das resoluções internacionais e dos direitos humanos.

Após ser detida no último dia 15 de novembro, Aminetu Haidar, passou por interrogatórios e isolamento de quase 24 horas, sendo obrigada a embarcar sem passaporte e demais documentos em um avi4ao que a conduziu ilegalmente a Lanzarote.
Desde então, Aminetu Haidar encontra-se em greve de fome, e exige simplesmente o seu direito de regressar à sua pátria. A situação de saúde dela é extremamente grave, e as consequências sobre seu estado são de responsabilidade das autoridades espanholas.

O Conselho Mundial da Paz exige que o governo da Espanha cumpra as normas do direito internacional, que liberte a Aminetu Haidar, e que seja respeitado o seu direito de retornar à sua pátria, o Sahara Ocidental.
O Conselho Mundial da Paz reafirma mais uma vez a sua solidariedade com a luta do povo saharaui pela sua autodeterminação, e conclama todas as forças progressitas e de paz ao redor do mundo a se manifestarem pela condenação dos atos hostis e ilegais que o Reino de Marrocos promove.

Conselho Mundial da Paz – CMP

CEBRAPAZ
Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz
Sede Nacional: Rua Rego Freitas, 148, conjunto 24 – República –
CEP 01220-010 – São Paulo – Brasil
TEL. (11)3223-3469
http://www.cebrapaz.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s